sábado, 15 de agosto de 2015

Santarém - Mercado


O mercado de Santarém situa-se num interessante edifício datado de 1928 de traça tradicional e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, nele consta elementos decorativos na arte do ferro e outros relacionados com a arquitectura modernista. Nos famosos painéis de azulejos nas fachadas estão representadas as principais actividades pecuárias da região. Para além da beleza arquitectónica aqui neste mercado encontrará produtos alimentares frescos produzidos na região. 


A minha filha Nádia ao pé de um belíssimo painel de azulejos representando os belíssimos e elegantes barcos que fazem a sua faina no rio Tejo, ainda hoje existem muitos destes barcos no rio mas mais para turistas.


Idalisa junto a um painel de azulejos no exterior do mercado representando essas gentes simples do campo acompanhada dos seus animais fazendo negócio no terreiro.


Mais outra bela e interessante perspectiva de um dos lados do mercado com os seus belos painéis de azulejos.

Agosto 2015

14 comentários:

  1. Olá, Francisco!

    Conheço, minimamente, este mercado, k tem uns azulejos lindos e com História.
    Quando saio, o k faço pouco, visto não ser NADA andarilha, raramente faço fotos, pke penso k a foto é o momento. Depois, pra mim, perde o interesse, e nem gosto de recordar. "Respiro" mto bem sem elas. Passou, está passado.

    Eu fiz, melhor, fizeram-me tantas, mas tantas fotografias (eu era dada a poses e a olhares, e cheguei mesmo a emprestar, sim, pke não tinha caráter profissional, nem recebi um tostão por isso, mas eu e os meus pais aceitámos essa condição) corpo e rosto, mas sobretudo rosto, a agências fotográficas modestas, de "trazer por casa", e deve ser por isso, talvez, a k se deva o meu desinteresse pela fotografia.

    A Nádia e a Idalisa estão mto bem, e até me parece k ela está a segurar uma caixinha com bolinhos ou algo tradicional de Santarém, mas comestível.

    SUCESSO E MUITA CRIATIVIDADE PARA ESTE SEU NOVO ESPAÇO.

    Beijos para a família Oliveira.

    ResponderEliminar
  2. É verdade minha amiga a minha mulher tinha comprado uma caixa com bolos típicos de Santarém à base de ovos e açúcar como os de Aveiro.
    Pois é este mercado é uma "obra prima uma jóia" de uma certa arquitectura. Adoro fazer fotos sou incapaz de passar muitos dias sem tirar umas quantas fotografias e mais por isso que criei este blogue..
    Mais uma vez minha amiga agradeço as suas palavras e aproveito para desejar um fantástico fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Magníficos painéis de azulejos, excelentes fotos.
    A Nádia e a Idalisa ficaram lindas.
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e ser seguidora do meu novo blog.
      Um abraço e bom Domingo.

      Eliminar
  4. Não conheço
    Mas os azulejos são lindíssimos, prendem o olhar! Gostei muito

    Beijinhos-Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  5. Olá Francisco,que lugar lindo!
    Parabéns pelo novo blog.
    Bjs e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Tinha a sensação que já tinha comentado...Aliás tenho a certeza.
    De qualquer modo...Desejo-vos um excelente Domingo

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mercado bonito e uma das coisas que me encantou em Portugal foi seu lindo azulejo... Por toda parte encontrei belíssimas construções e quadros azulejados... O azul é marcante!...

    Fotos ótimas...
    Bom domingo! Abraço

    ResponderEliminar
  8. Oi Francisco,
    O português sabe fazer uma bela arquitetura. Adorei o mercado com azulejos, fico a pensar nos museus, as casa milionárias e as simples também.
    Aqui no Brasil tem uma cidade pequena ninguém pode escolher as árvores para plantar. A prefeitura planta e cuida das árvores do centro das avenidas e em frente das casa os cuidados são dos moradores.As árvores são todas iguais e lindas.
    Tenho parentes lá. Qualquer domingo vou dar uma por lá e tirar umas fotos.
    Da gosto de ver.
    Beijos no coração
    Dorli Ramos

    ResponderEliminar
  9. Parabéns sr.fotógrafo!
    As fotos estão lindas. Férias em família e uma maravilha.
    Continuação de boas férias.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...